Caixa de gordura: o que preciso saber?

As caixas de gordura são itens importantes na hora de fazer as canalizações e tubagens da rede de esgoto de qualquer construção. Porém, apesar disso, muitas pessoas ainda evitam coloca-la por terem receio quanto a sua manutenção e necessidade. Por isso, montamos um guia de canalizador completo para que você compreenda tudo sobre as caixas de gordura.

O que é a caixa de gordura?

É uma peça fabricada em PVC ou em alvenaria que funciona de modo semelhante a um sifão, separando óleos e gorduras do esgoto das pias da cozinha, dos lavatórios das casas de banho, dos ralos do banheiro e da lavanderia.

Ela é importante porque impede que a gordura provoque um entupimento nas tubagens e canalizações da rede de esgoto, pois, quando a gordura se resfria, ela se torna uma massa sólida, que pode impedir a passagem de água e o pleno funcionamento das canalizações do seu lar.

A caixa de gordura, na verdade, trabalha recebendo tanto água, como gordura. Em seu interior há uma divisão e uma pequena passagem no fundo da peça. Como a gordura não decanta, a água acaba por passar pela caixa e atinge as tubagens e a rede de esgoto, enquanto a gordura fica parada na parte superior da caixa e acaba se transformando em uma massa amanteigada dentro do compartimento.

A peça deve ser instalada na parte de fora da residência, em um local arejado e de fácil acesso para a manutenção. É importante que ela esteja vedada para impedir a entrada de insetos e outros animais.

Quanto custa a instalação de uma caixa de gordura?

Os custos vão depender de vários fatores, como o tamanho da caixa de gordura, o tipo de material e a quantidade de caixas que você irá precisar para a sua obra. As mais tradicionais são as caixas de gordura em alvenaria e concreto. Esses modelos também são os mais baratos e possuem uma capacidade maior. Já as mais modernas, e com tecnologia avançada, podem ter um preço superior.

Existem algumas regras para que você escolha a melhor caixa de gordura para o seu lar. Em residências com até duas pias, é preciso que a caixa tenha capacidade mínima de 18 litros. É importante instalá-las no lado interno do alinhamento predial. Lembre-se que não é permitido coloca-las no passeio público. Para residências maiores, é preciso de caixas com capacidade maior.

Leave a Reply